Barcelos
O Município de Barcelos, situado na margem direita do Rio Negro é o maior município do Estado do Amazonas, com uma área territorial de 89.572 km², está localizado a 396 km em linha reta de Manaus e 496 km por via fluvial.
Dados Históricos
- Em Mariuá, Aldeia dos índios Manaus, de onde se originou a atual cidade de Barcelos, o carmelita Frei Matias São Boaventuras fundou em 1728 a Missão de Nossa Senhora de Mariuá. Trinta anos depois, Mariuá é promovida à categoria de vila e recebe o nome de Barcelos transformando-se na capital da capitania de São José do Rio Negro. Em 1968, o município foi enquadrado como Área de Segurança Nacional.
Relevo
- Varia de plano a suave ondulado. A área é identificada como Planície Amazônica, onde se destacam furos, paranás e depósitos lineares fluviais recentes.
Hidrografia
- O município pertence à bacia hidrográfica do Rio Negro, e conta com abundante malha de rios, paranás e lagos, destacando-se:
> Rios: Negro, Aracá, Padaueri, Demini, Quiunim, Caurês, Jufaris e Jaú.
> Lagos: Pedras e São Roque.
> Paranás: Floresta e Piloto.
Solo
- É formado pelo de terra firme (elevada acidez e baixa fertilidade) e o de várzea (são naturalmente férteis).
Vegetação
- A floresta é caracteristicamente tropical, do tipo Floresta Ombrófila Densa (Floresta Amazônica), é composta por flora exuberante, a mata frondosa e vicejante recobre todo o seu território. Entre as árvores de grande porte destacam-se, pelo seu valor econômico, as da seringa, castanha do brasil, copaíba e maçaranduba, além das plantas medicinais.
Acesso
> Fluvial: principal meio de acesso para Barcelos é a navegação fluvial. Duas vezes por semana, barcos tipo recreio fazem a ligação Barcelos-Manaus-Barcelos, transportando passageiros e cargas.
> Aéreo: a cidade possui um aeroporto para aviões de pequeno e médio porte.
Economia
A produção agrícola, baseada nas culturas de banana, arroz e mandioca, não supre as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome.
O município possui um potencial turístico invejável, pois consta em seu território parte do Parque Nacional do Jaú, além do Parque Estadual Serra do Aracá e APA-Municipal Mariuá, com mais de 1.400 ilhas, o que lhe confere o título de maior arquipélago do mundo, com cerca de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais (Exportados para países da Europa, Ásia e América).
Pelo peixe ornamental, responsável pela renda de mais de 60% da população do município, foi constituído em 1994 o Festival do Peixe Ornamental, evento que homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico.
O Turismo se destaca como grande fonte econômica, principalmente o Ecoturismo e a Pesca Esportiva, que vem recebendo um intenso investimento.
Aspectos Sociais e Culturais
Na época junina,
ocorrem as festas folclóricas, nas quais se destacam danças
de bois-bumbás e quadrilhas.
No verão, período em que ocorre a vazante dos rios, a
cidade oferece à comunidade local e aos visitantes praias
de rara beleza.
Principais eventos de Barcelos | Mês |
---|---|
Festival do Peixe Ornamental | Janeiro |
Aniversário da cidade | Maio |
Festa de Santo Alberto de Carvoeiro | Agosto |
Festa da Imaculada Conceição de Mariuá (Padroeira) | Novembro/Dezembro |